Oracle SQL Developer – Alterando o path do Java SDK em Windows

Oracle SQL Developer é uma ferramente popular da Oracle para acesso ao Oracle database e obter Queries SQL, vem com o client Oracle 11g ou pode ser baixado sem o pacote java. E quando é iniciado o SQL Developer pela a primeira vez, o mesmo o questiona onde está o home do Java SDK está.
sqldeveloper pathjava Oracle SQL Developer   Alterando o path do Java SDK em Windows

Com essa tela você irá informar o path JDK e o Oracle SQL Developer usará o Java JVM informado.
Agora como alterar o path do JDK?
É muito simples.

Abra [sqldeveloper_installation]\sqldeveloper\bin\sqldeveloper.conf (no meu caso o sqldeveloper_installation é o path do oracle client C:\oracle\product\11.2.0\client_1\sqldeveloper) e modifique a seguinte linha:

De

SetJavaHome C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_13

Para:

#SetJavaHome C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_13
SetJavaHome C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.7.0_13

No meu caso alterei o local pois havia instalado o jdk 64bits e quiz usar o de 32bits.

Isto é, podes comentar ou remover o antigo caminho para o Java SDK e colocar o novo caminho. Agora reinicie o Oracle SQL Developer e verificar se ele usa o novo caminho, indo “Ajuda-> Sobre” e selecione “Propriedades”:
sqldeveloper about Oracle SQL Developer   Alterando o path do Java SDK em Windows

%name Oracle SQL Developer   Alterando o path do Java SDK em Windows

Autor: Rafael Stoever

Bacharel em Sistema de Informação pela Uniasselvi, atualmente cursando Gerenciamento de Projetos em TI pela Pós Graduação Uniasselvi. Atuo como Analista de suporte a banco de dados – DBA pela Lumina Serviços em TI residente de Blumenau/ SC, OPN Certified Specialist, Certificado OCP 10g/11g/12c, OCE RAC10g e Linux 10g. Conhecimentos em Microsoft SqlSever, Mysql e programação web (php,asp).