Criando um usuário no oracle

Use a instrução CREATE USER para criar e configurar um usuário de banco de dados, que é uma conta através da qual você pode fazer login no banco de dados, e estabelecer os meios pelos quais o Oracle Database permite o acesso pelo usuário.

Você pode permitir que um usuário para se conectar ao banco de dados através de um aplicativo proxy ou servidor de aplicação.

Alguns prerequisitos para um usuário, é conter privilégios de sistema. Quando você cria um usuário, este vem sem nenhum privilégio. Como por exemplo para poder se logar no banco de dados deve ser concedido um privilégio de CREATE SESSION que é um privilégio de sistema, e assim pode ser concedido diversos privilégios ao usuário para N situações, mas esse assunto já é algo para segurança que veremos em outro artigo.

Vamos agora para a sintaxe do comando CREATE USER:

create user Criando um usuário no oracle
Imagem de propriedade da doc.oracle.com

Semanticas:

user: Especifica o nome do usuário a ser criado. Este nome pode conter somente caracteres e deve conter de 1 a 30 bytes de tamanho, não devem iniciar com numerais.

NOTA: A Oracle recomenda que os nomes e senhas dos usuários sejam compativeis com ASCII e EBCDIC somente, dependendo da sua plataforma.

IDENTIFIED: A clausula Identified é a forma como o usuário irá se autenticar.

BY password: O BY senha deixa que você possa criar uma senha para o usuário em questão se logar na base.

EXTERNALLY: Utilizando o externally serve para o usuário a ser criado deverá ser autenticado por um serviço externo, como o sistema operacional ou um serviço terceiro.

AS ‘certificate_DN’: Esta clausula é requirida para usuários externos usando SSL-authenticated somente.

DEFAULT TABLESPACE: É especificado a tablespace padrão para os objetos criados pelo usuário a ser criado.

TEMPORARY TABLESPACE: Esta clausula especifica a tablespace ou grupo de tablespaces para o usuário utilizar como segmento temporario para suas consultas. Caso não seja informado será utilizado a padrão do databse.

QUOTA: Ao utilizar a clausula QUOTA irá estar especificando o tamanho máximo de espaço na tablespace.

PROFILE: Esta clausula é para especificar se o usuário terá um profile diferente ao do padrão do database, que são limitadores de recursos para o usuário.

PASSWORD EXPIRE: Ao especificar PASSWORD EXPIRE você quer que a senha do usuário expire, e no seu primeiro logon efetue a troca da senha.

ACCOUNT: Especificando ACCOUNT LOCK você irá deixar o usuário em modo bloqueado, impedindo o logon do usuário ao database. Caso especifique ACCOUNT UNLOCK modo padrão do comando informa que deixas o acesso liberado para este usuário ao banco de dados.

Um exemplo simples de criação de usuário

CREATE USER rafael 
    IDENTIFIED BY minhasenha123 
    DEFAULT TABLESPACE tbs_rafael 
    TEMPORARY TABLESPACE temp
    QUOTA 5M ON tbs_rafael
    PROFILE app_user 
    PASSWORD EXPIRE;

Neste exemplo estou criando o usuário rafael contendo a senha minhasenha123 onde eu estarei criando os objetos na tablespace tbs_rafael e terei uma quota de 5M somente nesta tablespace, no primeiro logon do usuário rafael terá que trocar a senha.

fonte: Oracle® Database SQL Language Reference

%name Criando um usuário no oracle

Autor: Rafael Stoever

Bacharel em Sistema de Informação pela Uniasselvi, atualmente cursando Gerenciamento de Projetos em TI pela Pós Graduação Uniasselvi. Atuo como Analista de suporte a banco de dados – DBA pela Lumina Serviços em TI residente de Blumenau/ SC, OPN Certified Specialist, Certificado OCP 10g/11g/12c, OCE RAC10g e Linux 10g. Conhecimentos em Microsoft SqlSever, Mysql e programação web (php,asp).