Erro de criação da instância no Oracle XE 11g em Windows 2008 R2

Esses dias peguei um erro ao instalar um Oracle XE 11g num ambiente Windows 2008 R2.
Ao instalar o software, notei que o banco não era criado.
Como não há muito o que alterar durante a criação da instância, visto que o instalador é bastante engessado (Não permite escolha de nome de instância, etc..), comecei a pesquisar o porque daquele erro, e apesar de ainda não ser homologado para Windows 2008 R2, verifiquei que a comunidade Oracle conseguia instalar e rodar com sucesso.

Descobri que esse problema é comum, e a solução bem interessante.

Durante a instalação do Oracle XE, abra a pasta aonde ficará o arquivo SQLNET.ORA, no caso, $ORACLER_HOME/network/admin.
Assim que a instalação criar o arquivo, o mesmo deve ser imediatamente apagado. Dessa forma, o banco é criado sem problemas. Outra possibilidade é editar o arquivo e alterar o parâmetro SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES para NONE.
No processo de instalação, pode aparecer um erro relacionado à registro, que deve ser ignorado. A isntalação prossegue até o fim.
Outro detalhe importante é o arquivo de parâmetro do Listener, que deve ter o ip da máquina no lugar do hostname. Feito isso, reinicie o listener, e a instância estará disponível aos usuários.
Nãó é uma solução convencional nem muito técnica, mas funciona.

Até mais.

%name Erro de criação da instância no Oracle XE 11g em Windows 2008 R2

Autor: Bruno Zehetmeyr bruno.zehe

Bacharel em Ciência da Computação pela UNORP-SP, Pós-graduado em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA-MG e pós-graduado em Administração de Banco de Dados Oracle pela VERIS-SP. Analista DBA na Teiko Soluções em TI e professor universitário no Centro Universitário de Brusque – UBIFEBE. Certificado OCP 10g e OCP 11g, OCE Linux. Residente em Blumenau-SC.