Utilizando o ORATOP para monitorar o desempenho do banco de dados

1 1 15690856 300x225 Utilizando o ORATOP para monitorar o desempenho do banco de dadosJá pensou em ter um utilitário tão simples quanto o “top” do Unix/Linux para o Oracle? Pois é, ele existe e se chama “oratop”. O Oratop é um utilitário para ser usado em modo caracter, direto do bash. Ele utiliza o API Oracle Call Interface (OCI) e serve tanto para Single Instance ou RAC. Sua coleta é exclusivamente do banco de dados e fornece a capacidade de monitorá-lo em tempo real. Ele não substitui o EM, ou o Cloud Control, AWR/Statspack, ASH, ADDM ou qualquer outra ferramenta. É mais um auxiliar de grande utilidade que não viola nenhuma licença de Enterprise Edition ou Diagnostic/Tuning Pack. Está disponível para as versões 11gR2 e 12cR1, mas é suportado somente para as releases 11.2.0.3, 11.2.0.4 e 12.1.0.1 e pode ser baixado do My Oracle Support (metalink). Ele pode ser utilizado somente em Sistemas Operacionais Linux x86-64 e x86.

Para utilizá-lo é necessário copiar o binário para o servidor Linux e para maior comodidade pode-se renomeá-lo e armazená-lo junto com os outros binários do Oracle, conforme mostrado abaixo:

rename oratop1 300x100 Utilizando o ORATOP para monitorar o desempenho do banco de dados

Agora para executá-lo é necessário exportar as variáveis de ambiente e digitar “oratop” e fazer login no banco de dados. Vamos ver o que acontece…

oratop 300x135 Utilizando o ORATOP para monitorar o desempenho do banco de dados

Como podemos observar é possível visualizar as sessões que mais consomem recursos do banco de dados, os eventos de espera e quanto tempo que estão em espera entre outros. Para mais detalhes é só digitar “h” com o oratop em execução que ele irá mostrar um menu de ajuda.

help 300x174 Utilizando o ORATOP para monitorar o desempenho do banco de dados

Para melhorar a visualização do que ocorre no banco de dados podemos utilizar a opção “f” que coloca a saída em modo detalhado. Vejamos um exemplo:

option f 300x76 Utilizando o ORATOP para monitorar o desempenho do banco de dados

Para finalizar vamos ver uma opção muito útil do Oratop. Utilizando a opção “x” com o oratop em execução conseguimos visualizar o plano de execução de um SQL utilizando o SQL_ID que também aparece no Oratop. Vamos ver um exemplo:

option x 300x158 Utilizando o ORATOP para monitorar o desempenho do banco de dados

Com o Oratop em execução digitei “x” para a opção explain plan e com o SQL_ID “1qf3b7a46jm3u” o seu plano de execução foi retornado.

É isso aí pessoal, espero que seja útil para todos tanto quanto é pra mim. Até o próximo Post.

%name Utilizando o ORATOP para monitorar o desempenho do banco de dados

Autor: Franky Weber Faust

Franky Weber Faust atua como consultor Oracle para grandes empresas da região sul, tem 25 anos, é graduado em Tecnologia em Bancos de Dados. Está cursando atualmente uma especialização em Big Data na University of California San Diego. Iniciou sua carreira em banco de dados em 2012 quando trabalhou com os bancos de dados DB2 da IBM, SQL Server da Microsoft e também com o Oracle, desde o início dos estudos em TI direcionou sua carreira para as tecnologias Oracle.
É especialista em tecnologias de Alta Disponibilidade como RAC, Dataguard e GoldenGate e compartilha seus conhecimentos no blog loredata.com.br. Possui as certificações OCE SQL, OCA 11g, OCP 12c e OCS Linux 6.