Preview do ODA – Oracle Database Appliance

Vou falar um pouco sobre o ODA, apelido para Oracle Database Appliance, no caso irei falar sobre o X2, que é um equipamento simplificado, pré-configurado, que não exige habilidades específicas para instalação e implementação de um banco de dados Enterprise. Com interface gráfica amigável de fácil utilização e gerenciamento. Basta plugar na energia, na rede e seguir com a instalação rápida.
Tive o prazer de instalar e configurar pouco tempo atrás.

O Oracle Database Appliance X2 traz em um único equipamento de baixo custo e alta performance, o banco de dados mais popular do mundo.

O ODA contem dois servidores com 4 processadores Intel six-core, 96GB de RAM por node, rede e storage de 4TB efetivos integrados para sua base de dados e discos SSD para melhorar a performance dos REDO LOGs. Além disso, traz também o Oracle Enterprise Linux, Oracle Database Enterprise Edition 11g R2 e o Oracle Appliance Manager. O Hardware totalmente redundante, sem pontos de falha. O Software também com opcionais de alta disponibilidade como o Oracle RAC. Assim conseguimos simplificar seu ambiente, reduzindo o custo, tempo e complexidade de instalação, gerenciamento e implementação de cluster e aplicação de patches.

A seguir peguei um vídeo do youtube para falar um pouco mais sobre o equipamento:



Este é um produto acessível a pequenas e médias empresas

Como vocês viram no vídeo acima, a instalação e implementação do ODA é muito fácil. A Oracle optou por fabricá-lo com o Oracle Linux pré-instalado, que tem uma oferta de mão de obra em maior quantidade. Além disso utilizam processadores Intel x86, plataforma de baixo custo e alto desempenho.

A MAIOR VANTAGEM está no licenciamento “PAY-AS-YOU-GROW”, onde os clientes que compram o ODA podem ativar os cores do equipamento conforme crescem sua demanda por processamento, que vai de 2 até 24 cores. É esse licenciamento que os DESTACA da concorrência, onde o licenciamento é feito de forma integral desde o começo. Ou seja, o investimento é melhor programado, proporcionando economia em Software.

O Oracle Appliance Manager, além das características automatizadas para continuidade dos negócios, ambiente clusterizado com balanceamento de carga de trabalho, aplicação automática de patches (sem risco de falha), faz também abertura de chamados automaticamente. Caso algum dispositivo do ODA apresente falhas, o equipamento entra em contato automaticamente com a equipe de suporte técnico da Oracle e inicia o processo de substituição de peças, tornando este processo mais pró-ativo e eficiente.

Obs.: O artigo mencionado foi do X2, porem a Oracle lançou em março deste ano(2013) a versão X3-2, o hardware foi atualizado com 512 GB de memória, armazenamento em disco SAS de 18 TB e 800 GB de flash para melhorar o desempenho de OLTP e data warehousing.
Nesta versão agora há a opção de uma plataforma virtualizada, embutida no Oracle VM, para que os ISVs (provedores independentes de software) organizem pacotes com soluções completas e prontas para usar.

PERFORMANCE

Como pode ser visto em testes de Benchmarks efetuadas pela Oracle, e estes podem ser comparados com seu equipamento

Evaluating and Comparing Oracle Database Appliance Performance [PDF].

PRÊMIO DE MELHOR APPLIANCE DO ANO 2011

Fonte: Oracle Database Appliance

%name Preview do ODA   Oracle Database Appliance

Autor: Rafael Stoever

Bacharel em Sistema de Informação pela Uniasselvi, atualmente cursando Gerenciamento de Projetos em TI pela Pós Graduação Uniasselvi. Atuo como Analista de suporte a banco de dados – DBA pela Lumina Serviços em TI residente de Blumenau/ SC, OPN Certified Specialist, Certificado OCP 10g/11g/12c, OCE RAC10g e Linux 10g. Conhecimentos em Microsoft SqlSever, Mysql e programação web (php,asp).