FLASH CACHE

O Oracle 11gR2 possui o FLASH CACHE, onde você pode especificar um disco FLASH para ser utilizado como intermediário entre a RAM e o Storage.

Esta é uma das tecnologias utilizadas pelo EXADATA, que você pode utilizar em seu ambiente, com um hardware relativamente barato. O parâmetro DB_FLASH_CACHE_FILE indica qual Device contém o dispositivo, e o DB_FLASH CACHE_SIZE limita seu tamanho, em Gigabytes.

SQL> SHOW PARAMETER flash_cache

NAME                                 TYPE        VALUE
———————————— ———– ——————————
db_flash_cache_file                  string
db_flash_cache_size                  big integer 0
SQL>

O FLASH CACHE só pode ser habilitado em Solaris ou Oracle Enterprise Linux. Daí vcês têm uma idéia de como a Oracle dá importância a esta New Feture.

O FLASH CACHE deve ser utilizado quando os Top Wait Events são db file sequential read e db file scattered read, e o v$DB_CACHE_ADVICE indica que dobrar o tamanho do Cache irá ser benéfico.

Para ser realmente útil, o FLASH CACHE deve ser de 2 a 10 vezes o tamanho do Buffer Cache.

Se estiver utilizando RAC, o FLASH CACHE deve ser habilitado em todos os nós.

%name FLASH CACHE

Autor: Leandro Lana

Trabalho com banco de dados Oracle desde 2006, já trabalhei com as plataformas 9i, 10G, 11G, 12C, 18C, 19C e 21(ainda em testes).

Trabalhando atualmente como consultor Oracle na MigraTI Soluções em TI como administrador de banco de dados Oracle, SQL-Server, MySQL e Postgresql.

Contato: leandro.lana@migrati.com.br

Fone: (47) 9191-6052 / (47) 3328 0996

Certificações:

OCA 10G.

OCP 10G.

OCE Linux.

OCE RAC/Cluster.

MCP SQL-Server 2008.

MCITP SQL-Server 2008.

DB2 Fundamentals.